terça-feira, 30 de julho de 2013

Piauí Sampa 2013


Todo ano esperamos ansiosos pelo Piauí Sampa. Isso porque ele é um evento sempre muito bem organizado e que consegue transmitir com sucesso a cultura de um Estado brasileiro muito pouco explorado pela população do Sudeste, mas cheio de encantos e delícias únicos: o Piauí.

Com duração de uma semana, o evento aproxima os dois Estados e oferece a oportunidade de negócios e networking entre empresários das duas regiões. Além disso, os visitantes podem comprar produtos típicos locais, como as cerâmicas da região da Serra da Capivara, onde foram encontradas pinturas rupestres de aproximadamente 50 mil anos atrás, tema presente no artesanato local e de muito bom gosto. Ano passado compramos metade de um jogo de tigelas, este ano, pretendemos comprar a outra metade.

Cajuína é vendida no evento, mas também pode ser degustada
A culinária é outro ponto forte do evento, com a degustação de pratos típicos do Piauí: desde a famosa Maria Isabel (basicamente arroz com carne de sol, mas temperado de uma forma bem gostosinha), Paçoca (não, não é o docinho de amendoim, e sim uma carne de sol com farinha de mandioca) até a tradicional cajuína (foto), um suco de caju preparado de forma mais complexa do que o habitual (confira aqui), resultando em uma bebida mais cristalina, como bem compôs Caetano Veloso.

Maria Isabel e Paçoca são servidas gratuitamente aos visitantes

Além disso, ingredientes locais também são comercializados, como o mel, o vinho e a castanha, todos feitos a partir do caju. Compramos uma garrafinha desse mel ano passado, vendida na época a R$5, e ela já está chegando ao fim.  É ótima para contrastar com um queijo forte em um risoto, ou adoçar sucos no lugar de açúcar, por exemplo.

Enquanto não conseguimos voar para Teresina, ao menos podemos aproveitar a Piauí Sampa todo ano e renovar nosso estoque de produtos piauienses. Evento mais do que recomendado!

Vinho, mel e doces feitos do caju, fruta típica do Piauí
 Serviço

O quê? 9ª edição do Piauí Sampa
Onde? Shopping Eldorado, em São Paulo
Quando? De 05 a 11/08, das 10 às 22h
Quanto? A degustação dos pratos típicos é na faixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário