quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Rancho 53: um achado português em Araçariguama


Haviamos recém chegado de Portugal, e o gosto do bacalhau e do bom azeite ainda eram fortes em nosso paladar. Foi então que, comentando com uma colega de trabalho, que é noiva de português, sobre as delícias daquele país, ela logo recomendou o Rancho 53.
No mesmo final de semana resolvemos conferir. O passeio já é agradável pela estrada que leva ao local, a rodovia Castelo Branco. Lá funciona também uma enorme loja com produtos da Península Ibérica, desde as famosas louças lusitanas até queijos típicos. Também pode-se encontrar azeites, mostardas, doces, temperos e, claro, muito vinho. O gerente do local nos disse que a loja possuí aproximadamente 900 rótulos de vinhos portugueses — tal variedade não vimos nem na Terrinha.
O salão do restaurante é muito espaçoso e tipicamente decorado com azulejos, bandeiras e até mesmo armaduras, o que torna o ambiente rústico, agradável. O bolinho de bacalhau e os doces são tão bons quanto os originais, nunca havíamos provado sabores tão fiéis no Brasil.

O bacalhau, muito bem servido, é preparado no ponto e logo se nota que só foram utilizados ingredientes de primeira qualidade, além disso, a medida do sal é exata. A única coisa salgada é mesmo a conta, portanto, se pretende ir ao Rancho 53, prepare seu bolso.



Serviço
O quê? Rancho 53
Onde?  Rodovia Castelo Branco, km 53, Araçariguama – SP
Quanto? Um prato de bacalhau bem servido, R$ 130
Quando?  Funciona diariamente para almoço e jantar até as 24h

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

7º Festival de Cultura Coreana

A imigração coreana no Brasil começou nos anos 60. Atualmente, se você visitar o bairro do Bom Retiro, em São Paulo, verá muito mais coreanos do que judeus, que eram a comunidade predominante no passado. 

Se você quiser conferir um pouco da cultura, e, principalmente, da culinária desse país, vá ao 7º Festival de Cultura Coreana, neste final de semana, na rua Lubavitch, no Bom Retiro, entre os dias 25 e 26/08, das 11 às 19h, com entrada gratuita.

No domingo, haverá sorteio de passagens para a Coreia, um carro e brindes. Boa sorte!  :)

domingo, 12 de agosto de 2012

Dia dos Pais: jantar português com bacalhau e queijo de Azeitão


Qualquer data comemorativa é uma excelente desculpa para preparar um prato especial e fugir dos restaurantes lotados. Desta vez, escolhemos o bacalhau. 

Para acompanhar, queijo de Azeitão, trazido diretamente de Portugal. E o azeite, também português, de uma cooperativa da cidade de Fátima; ambos fora de série. 





sábado, 11 de agosto de 2012

Amigo Yoshi: comida japonesa feita com carinho

Se você cansou desses restaurantes japoneses de bairro, que podem até ser bons, mas nem um pouco tradicionais, vá ao bairro da Liberdade, em São Paulo, e experimente o rodízio de comida japonesa preparado pelas mãos do amigo Yoshi

O lugar, simples e rústico e a comida, excelente. Com apenas seis mesas e um largo balcão tradicional, há também a opção de almofadinhas no lugar das cadeiras, onde você deve tirar os sapatos, entrar no clima e se acomodar.

O restaurante, como o nome sugere, é amigável. Também conhecido como Paulinho, o dono do local, vindo há algumas décadas de Fukuoka, no Japão, foi multifuncionário na noite de nossa visita: ele recepcionou, recebeu os pedidos e preparou a série de pratos que chegaram à mesa. Shimeji na manteiga, salmão grelhado, guioza de carne, missoshiru e tempurá prepararam os ânimos para o principal.

Apesar de um pouco de demora entre uma e outra porção, a espera foi compensadora: o velhinho japonês trouxe em uma bandeja de madeira larga e grossa o combinado de sushis e sashimis fresquíssimos e muito bem fatiados, de quatro peixes diferentes: salmão, tilápia, atum e meca.  Adornava o prato uma salada de nabo e pepino, delicadamente cortados em forma de flor. Nem precisamos do temaki, ironicamente oferecido pelo dono da casa depois desse festim gastronômico.


Quando elogiamos as porções do Yoshi, ele prontamente respondeu, com um sorriso no rosto: feito com carinho, né?

Serviço
O quê? Amigo Yoshi
Onde?  Avenida da Liberdade, 607, São Paulo (a entrada do restaurante é uma portinha discreta), telefone: (11) 3277-1616
Quando? Abre diariamente apenas para o jantar e fecha de madrugada, até o último cliente ir embora, lá pelas 3h da manhã.
Quanto? O rodízio de comida japonesa custa R$ 52, também é possível pedir pratos à la carte. Aceita cartão de débito ou dinheiro