sábado, 23 de novembro de 2013

Sabores de mi tierra, Colômbia em São Paulo


Finalmente podemos conhecer um pouco mais da comida de nossos vizinhos latinos. Há os argentinos e suas carnes, o alfajor e o doce de leite; então a onda de comida peruana, quando nos familiarizamos com o ceviche, os milhos mais que gigantes e pisco, aguardente local; a Kantuta, feira de bolivianos que acontece todos os domingos no Pari, onde é possível encontrar boas saltenhas, sajtas e falsos conejos e dividi-las em mesas junto aos imigrantes que querem matar a saudade de sua terra. E agora também temos a oportunidade de provar um pouco da mesa colombiana aqui em São Paulo.


























Arepa servida na casa
Com alguns aspectos parecidos com a nossa culinária e outros totalmente distintos, a Colômbia tem muitas cozinhas regionais, é variada em frutas, produz um excelente café e baseia sua dieta em pequenas tortas de milho, ou arepas. Servida só, com queijo ou incrementada com abacate, toucinho ou feijão, é sempre deliciosa. O Sabores de Mi Tierra, pequena casa no final de uma rua sem saída comandada e servida por colombianos, torna-se pequena nos fins de semana para servir arepas com diferentes coberturas, patacones (como arepas, mas preparadas à base de banana-da-terra) e os pratos mais completos e tradicionais.

Visitamos um sábado à tarde em busca da bandeja paisa, prato tradicional das regiões Antioquia e do Eje Cafetero (eixo do café). Quando estivemos na Colômbia provamos o prato em Bogotá e em Cartagena e queriamos muito um repeteco pois o negócio é bom: arroz, feijão, carne moída, toucinho, linguiças, banana e abacate. Quase nem cabe no mesmo prato. Como as pessoas não cabiam também no espaço – na verdade uma garagem adaptada – do restaurante. Esperamos por aproximadamente 20 minutos para sentarmos. Pedimos logo a bandeja paisa que viria acompanhada com água de panela (chá gelado de rapadura) e limão. 
Tradicional bandeja paisa: o prato é farto, porém, individual
O prato realmente é grande. Apenas o feijão não seria o mesmo da receita original mas o tipo que foi servido não decepcionou. A combinação com abacate e banana frita agrada bastante e a água de panela refrescou na medida exata. Pena que o prato chegou morno, o que impediu aproveitar 100% a experiência. A conta final deu R$ 77 com 10% de serviço sendo que cada prato sai 35 reais. Mais barato que viajar para a Colômbia. Voltaríamos, com certeza.

O quê? El Garage "Sabores de mi tierra"
Onde? Rua Lisboa, 971 - São Paulo
Quando? -->
Quanto? Nossa conta deu R$ 77, duas bandejas paisas com bebida e 10%