sexta-feira, 22 de março de 2013

La Paletteria







Cartagena das Índias está situada em um dos pontos mais ao norte da América do Sul. Isso significa que, quando não é quente, é muito quente, devido também a localização logo acima da linha do Equador. Além da história povoada por espanhóis, indígenas e piratas, e praias caribenhas paradisíacas, a cidade não fica devendo no que importa ao leitor deste blog: a gastronomia.

Para se refrescar um pouco do calor de lá, nada melhor do que uma picoleteria, um lugar exclusivo para a venda de picolés, tão bonitos quanto gostosos. Divididos em três categorias (preparados a base de água, leite ou iogurte) todos são uma ótima escolha e com certeza você pode levar um bom tempo para se decidir. E mesmo quando escolher, você vai querer voltar para provar novos sabores, um mais gostoso que o outro. 


Lá tudo é artesanal e preparado com ingredientes locais. Voltamos cinco noites ao local e aproveitamos o grande movimento do pequeno lugar para demorar-nos em escolher qual seria o picolé do dia. Da primeira vez levamos o de lulo, fruta local azedinha e refrescante. Depois, chegou a vez do grená do picolé de frutas vermelhas, com morango, framboesa, amora e corozo (também especialidade local). 

Na terceira vez, nos apaixonamos por um feito em formato de coração, o "paraíso tropical", que mistura diversas frutas em uma base de granadilla, o que resulta em um sabor tipicamente colombiano, com carambola, kiwi, morango e manga. Esse foi o único que repetimos, na verdade dá vontade de ter um sempre ao lado.

Ainda teve tempo para provar o de chocolate amargo com calda de cereja. Mas voltamos para o "Paraíso Tropical", nossa escolha preferida, rapidinho.

Nós apaixonados pelo paraíso tropical


Serviço

O quê? La Paletteria
Onde? Calle 35, na Cidade amuralhada de Cartagena de Índias, Colômbia
Quando? Aberto diariamente até altas horas
Quanto? Picolés de frutas, COL 4.000, com leite ou iogurte, entre COL 4.000 a 5.000. (Corte os zeros para obter o valor aproximado em reais. Por exemplo: COL 4.000 = R$ 4).

terça-feira, 19 de março de 2013

O que que a cartagenera tem?


No começo deste ano, tivemos a excelente ideia de ir para a cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia e provar toda e qualquer fruta diferente. Com isso, devemos admitir que aquele país passou a ter para nós o gosto e o cheiro do borojó, do tomate de árbol, da granadilla, da feijoa, do corozo, do mamey e da papayuela. Não entendeu nada? Confira abaixo uma breve explicação sobre cada uma delas e, quando for à Colômbia, não deixe de prová-las in natura ou batidas como sucos e shakes.

Luiz comendo granadilla em pleno Caribe
Granadilla: quando você vir uma granadilla pela primeira vez, pode até pensar: "ah tá, eu conheço isso, é maracujá". Não julgue pela aparência deveras semelhante, a granadilla possui sabor muito menos ácido e é bem docinha, é rica em vitamina A, C e D, além de ferro, fosfóro e cálcio. Aqui no Brasil é difícil de ser encontrada, quando encontramos, geralmente é a um preço bem salgado.


Tomate de Árbol ou Tamarillo:
assim como a granadilla está para o maracujá, o tomate de árbol está para o tomate. Porém, como o próprio nome indica, esse cresce em árvore, tem o gosto forte e é bem doce. Sucos feitos dessa fruta são encontrados facilmente pelo país e são deliciosos. Rico em vitamina A, C, cálcio e ferro, também é difícil de ser encontrada no Brasil.


Feijoa: quando compramos essa fruta, sentimos algo perfumado e sim, era ela que exalava. De sabor doce, aromático e único, seu nome é uma homenagem ao botanista João da Silva Feijó, que era encarregado de mandar exemplares dessa espécie para a coroa portuguesa. 


Borojó: essa fruta logo nos despertou interesse pelo nome, aparência, cheiro e por ser a "fruta da moda" por lá. Aproximadamente 90% de seu peso é composto por uma polpa densa e altamente protéica. Também utilizada para embalsamar cadáveres (!!!), além de ser afrodisíaca, ou seja, mil e uma utilidades. É costume tomar o suco da polpa batido com leite. Até agora, nunca vimos ou ouvimos falar dela no Brasil em nenhum lugar além de nossa geladeira, onde guardamos dois saquinhos de polpa que trouxemos da viagem.




Corozo: a fruta lembra uma uvinha no tamanho e na cor. Utilizada para fazer sucos ou coquetéis, é rica em cálcio e fosfóro. 



Mamey: no norte do Brasil é conhecido como abricó. A partir dessa fruta é feito geléias, sorvetes, sucos mas também pode se comer in natura, contudo, é recomendado ingerir com moderação, pois ela apresenta propriedades inseticidas.




Papayuela: o sabor lembra o do abacaxi, mas o nome e o formato lembram o do nosso mamão papaya. Possui propriedades expectorantes, e a planta produz um látex bom para a pele. 



Lulo: rico em vitamina C, essa fruta é versátil e já foi proposta à indústria alimenticia como um novo sabor. Fica bom como suco, mas também cai bem um drink de lulo.