quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Buenos Aires em algumas refeições


Buenos Aires é uma daquelas cidades que parece ter alma. Talvez seja o reflexo de Jorge Luís Borges ou de Soda Stereo, que eternizaram as ruas da cidade em suas obras.

A dica para os viajantes a Buenos Aires que passam também por este blog é, claro, aventurar-se por nuevos senderos de sabor.

1810 Cocina Regional tem três endereços na cidade, mas recomendamos o do Centro (Marcelo T. de Alvear 868). As empanadas boas como sempre. Prove as tradicionais tucumanas (carne picada à faca e temperos) e não deixe de ousar com as jamón del norte (recheio de mistura de ricota e presunto, e massa banhada de açúcar queimado). O homem do caixa não é muito simpático, mas se o interesse é a empanada, quem se importa?

El Establo (Paraguay 489) possui cara de imponente pela decoração tradicional de cantina, daquelas que raramente ainda vemos no Brasil. Tem temas asturianos, fotos de Fernando Alonso e mesas sempre cheias. Abrimos a noite com berinjelas quase inteiras em antipasto, no ponto do ácido e com muita carne e sabor. Para radicalizar um pouco mais, pedimos callos a madrileña (foto), ou seja, um tipo de dobradinha muito popular no inverno madrilenho. Não é um prato leve nem bonito, pois leva entranhas, grão de bico, chorizo. Mas é saboroso e meia porção satisfaz duas pessoas.
Para a sobremesa, um flan com dulce de leche, um must  esperado um ano para provar novamente. Isso tudo e uma água com gás, por menos cem pesos (menos de R$ 50), não encontramos no Brasil.

Tancat (Paraguay 645) é um restaurante catalão aconchegante e bastante procurado na noite de Buenos Aires. Pequenas lulas e polvos no azeite e um risoto de frutos do mar e Portobello realmente fizeram a sua parte com muito sabor e cor naquela ocasião; já na segunda visita, arroz de açafrão com “alguns frutos do mar” (assim mesmo dizia o cardápio). Pedimos com muitos, não só alguns. E não decepciona, pois estava bastante rico em berbechos, mejillones e camarones. Para fechar bem a visita, as duas vezes pedimos e aprovamos a crema catalana (foto) leve e com a casquinha de açúcar fininha e durinha. Em média 100 pesos (= R$85, aproximadamente) por pessoa sem vinho.

Um almoço executivo com menu acessível é encontrado no La Catedra (Cerviño e Sinclair 1425), com a decoração voltada aos cavalos e temas clássicos bonarenses. O menu do almoço por 55 pesos mais 10% de serviço (foto): mini bife de chorizo — que não era mini para nenhum padrão brasileiro nem pela largura, nem pela altura — com vinagrete, salada de tomate e alface ou fritas; uma bebida, seja refrigerante ou água; sobremesa ou café. Maçãs em calda são a sugestão para fechar a refeição de maneira simples e saborosa. O lugar é frequentado por homens de negócios, famílias e casais da região.


Sempre bom é sorvete na cidade. O tradicional Freddo (vários endereços) e Persicco (idem, idem) primam pela variedade de sabores com dulce de leche. O granizado vem com pedaços de chocolate, o Vauquita tem lascas de doce de leite em barra. Prove os de fruta também: limão, morango ou cassis no Freddo; pêssego com laranja do Persicco. Não falham sozinhos nem com doce de leite. As casquinhas, por menores que sejam, carregam sempre muito sorvete. Por isso, nada de olhos maiores que a boca.

Buenos Aires deve ser descoberta por qualquer um com vontade de alguma coisa nova, ou apreciada por aqueles que já conhecem algumas esquinas. Tenha seu choripán favorito, saiba onde está a sorveteria mais próxima, descubra uma boa parrilla e divida aqui suas experiências.